31 maio 2006

Manifestação no Parque Nascente

Um grupo de manifestantes provocou agitação em frente ao Centro Comercial Parque Nascente em Rio Tinto, Concelho de Gondomar, no passado Domingo à tarde.

A confusão gerou-se quando cerca de 1500 pessoas munidas de cartazes se manifestaram contra o novo regulamento divulgado pelo referido Centro Comercial a entrar em vigor a partir das 10 horas do dia 1 de Junho do corrente ano.

O regulamento em questão, foi elaborado pela nova direcção que tomou posse no passado dia 12 de Janeiro e que se defendeu das agressões dos manifestantes que alegavam racismo, xenofobia e discriminação, afirmando, na pessoa do seu presidente Martinho Cavaco de Sousa: “Há que pôr termo a esta situação que há muito a todos nos repugna. Este novo regulamento pretende apenas defender os direitos daqueles que querem poder desfrutar de um espaço com garantia de serviços de qualidade.”

Para podermos perceber bem a polémica gerada à volta deste regulamento, divulgamos aqui no blog “Bi com os meus próprios olhos…” algumas partes do controverso documento.

“Os seguranças têm autorização para vedar a entrada no recinto a todos e quaisquer indivíduos que:

- Enverguem fato de treino aos Domingos;
- Enverguem fato de treino em qualquer dia da semana caso apresentem calçado que não seja desportivo, nomeadamente (sapatos, sapatos de tacão alto, botas ou chinelos ou qualquer calçado que após análise por parte de pessoal credenciado para o efeito, seja considerado como pertencente à categoria de calçado “de andar por casa”);
- Apresentem cintos com bolsa porta-moedas;
- Apresentem telemóveis presos às presilhas das calças ou ao cinto;
- Calcem peúgas brancas;
- Apresentem permanentes feitas com rolos finos ou, permanentes feitas com rolos grossos caso a franja esteja alisada;
- Apresentem madeixas loiras com uma raiz castanha com comprimento superior a 1 cm;
- Enverguem t-shirts com publicidade alusiva a garagens de automóveis, talhos, mercearias, super ou hiper mercados, marcas de telemóveis, bebidas, tabaco e afins;
- Enverguem roupa de contrafacção, ou adquiridas nos mercados ou feiras municipais.

Ainda que não apresentem quaisquer destes critérios, em caso de dúvida, os seguranças poderão ainda solicitar ao indivíduo, a apresentação de documento de identificação com vista a consultar o Manual Regulamentar, no sentido de verificar se o seu nome consta na lista disponível no ponto 6.”

A título de exemplo apresentamos alguns dos nomes vedados: Cátia, Lisandra, Jéssica, Vanessa, Micaela para o sexo feminino e para o sexo masculino Leandro, Bruno, Vanderlei, Justino, entre outros. Está ainda vedada a entrada a todos e quaisquer indivíduos que possuam nomes com as seguintes letras: W, Y, K, exemplo Wanda, Yara, Karina, etc.

Finalmente apresentamos o item que gerou maior polémica e contestação:

- Em último caso, os seguranças poderão ainda impedir a entrada a indivíduos considerados como “feios”.

Marta Sofia Silva, presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Triana, em entrevista exclusiva para “Bi com os meus próprios olhos…” afirmou “Isto é uma grande injustiça. Houbera muito tempo que a gente fazemos compras aqui e gostamos vastante. Já escrebemos uma carta ao Sr. Balentim Loureiro e fazemos fé que ele benha a público defender a nossa causa. Caso isso não aconteça, já pedimos ao nosso Presidente da Junta uma camioneta de graça para podermos fazer a nossa manifestação mesmo em frente à Assembleia da República. E posso acrescentar que bamos todos bestidos de roupa preta para mostrarmos o nosso luto em relação a este caso dramático. E bamos manter-nos por lá o tempo que fora necessário, já que a maioria estamos pelo fundo de desemprego ou pelo rendimento mínimo que a Assistente Social Dra. Joana Rodrigues, da Junta de Freguesia nos conseguiu arranjar. ”

Surpreendentemente, também constavam no meio da multidão, representantes da associação de comerciantes do Centro Comercial Parque Nascente, que possuem lojas no referido estabelecimento e que pediam também a revogação deste regulamento. Quando questionados acerca dos motivos para a sua presença neste acontecimento apenas comentaram: “Estamos aqui para defender o nosso negócio, como comerciantes que somos. Pois tal como deve saber, segundo os Censos de 2001 divulgados pelo Institudo Nacional de Estatística, Rio Tinto é a freguesia do nosso país que apresenta uma maior concentração de gente feia por metro quadrado”.

Powered by Gifs Sapo