23 maio 2006

Teoria da Conspiração - Toda a Verdade sobre a Cabala Valonguense

Data: 23 de Maio de 2006
Hora: 22h30m
Local: Sede do Futebol Clube Os Independentes de Valongo

Joaquim Moreira de Castro, anterior Presidente do Futebol Clube Os Independentes de Valongo, derrotado nas últimas eleições por Manuel Godinho Sousa, solicita uma conferência de imprensa com os periódicos locais, membros da actual direcção, associados e quem mais quisesse comparecer, com o intuito de esclarecer o episódio, divulgado na imprensa como o "O Caso do Aperto de Mão" sucedido no final do debate com o seu oponente durante as eleições para o cargo de presidente do referido clube.

Ambos os candidatos apresentaram durante a sua juventude uma carreira promissora no futebol que haveria de terminar subitamente poucos anos após o seu início, ainda que por motivos bem distintos.

Joaquim é ainda conhecido entre a rapaziada amiga da sede como Fintas pois nos seus tempos de avançado dominava o esférico conseguindo fintar todos e quaisquer adversários que lhe surgissem pela frente. Infelizmente, quis o destino que Fintas não continuasse a carreira, pois no dia em que um olheiro do Sporting foi avaliar o seu desempenho com vista a uma transferência, Fintas lesionou-se no seu joelho direito. Apesar de por várias vezes ter "ido à faca" nunca mais conseguiu aguentar os 90 minutos de desafio.

Também o destino foi padrasto para Manuel Godinho, mais conhecido como Mané. Excelente jogador do Valonguense, defesa central, jogador dedicado com excelente espírito de equipa e assíduo nos treinos sendo sempre convocado para os jogos de domingo à tarde, tendo inclusivamente recebido o prémio de melhor marcador do ano. Isto, até ao dia em que Margarida Juncoso, sua namorada da época lhe confessou entre lágrimas durante uma matiné no Cinema Águia de Ouro (ainda em funcionamento na altura) estar grávida de trigémeos. Segundo ela, maldita a hora em que tomou o antibiótico para a infecção provocada pelo dente do siso que estava a nascer e que lhe cortou o efeito da pílula (pelo menos essa é versão que ainda hoje defende com unhas e dentes). Lá teve então Mané, de tomar a difícil decisão de deixar os treinos de futebol e de se dedicar única e exclusivamente a trabalhar como operário numa fábrica de calçado e fazer umas horas extras no pão quente "Trigal".

Ora voltando ao assunto principal, Fintas convocou conferência de imprensa com o intuito de denunciar a cabala envolvida nas eleições da qual fez parte integrante para o cargo de Presidente do Futebol Clube Os Independentes de Valongo. Segundo ele, e passo a citar "Têm saído notícias depreciativas pessoais acerca da minha própria pessoa e estou a falar em particular do jornal O Valonguense e do O Notícias de Valongo. Segundo fontes fidedignas que não posso revelar os nomes, mas que conheço muito bem e sei que são pessoas sérias, houve ofertas aos directores desses mesmos jornais que referi, nomeadamente: Presuntos, Leitões comprados no Pacheco dos Leitões, Vinhos do Douro colheita de 1990 e 1992 e Revisões de Automóvel gratuitas no "Casimiro Pestana - Garagem e Reparação de Automóveis, Lda". Estas oferendas foram dadas para que essas pessoas sem escrúpulos, publicassem notícias acerca da minha própria pessoa, como aquela em que divulgaram fotos minhas no Bar de Strip "Sex and Sofistication" situado junto à rotunda da Areosa. Efectivamente, era eu sim senhora e confesso que estava a meter a nota nas cuecas da moça que estava a fazer o table dance. Mas passo a explicar o sucedido. Fui lá beber um copo porque o meu amigo Toni fazia anos e fomos até lá pensando que era um bar normal. Quando lá chegamos, e depois de ouvir a história daquela pequena que teve de deixar a escola e começar a trabalhar para ajudar os pais, porque a mãe ficou desempregada e o pai é epiléptico e tem muitas crises tendo por isso ficado reformado por invalidez, garanto-vos que até as lágrimas me vieram aos olhos e qualquer um de vocês faria o mesmo para a ajudar."

Almerinda Sousa (esposa do Fintas) quando bombardeada pelos telefonemas dos jornalistas simplesmente comentou: "Os homens têm as suas necessidades, culpa das hormonas daquela tostestora, mais não comento".

"Quanto ao facto de não ter apertado a mão ao meu adversário de campanha, Manuel Godinho Sousa, isso também é verdade, mas apenas porque ele é um mentiroso e levantou falso testemunho e como tal não merece a minha consideração" acrescentou Fintas.

De facto, dias antes, teve lugar na mesma sede onde se realiza hoje a conferência, um debate decisivo na campanha eleitoral. Mané terá acusado Fintas de este ter usado fundos da anterior direcção para construir nos anexos da sua moradia geminada uma cozinha regional e um pequeno lago para o qual adquiriu dois cisnes.

Face tal alegação Fintas chamou o seu adversário de "mentiroso e canalha" e exigiu que este provasse o que estava a afirmar. Posto isto, Mané sacou de dois recibos do Futebol Clube Independentes de Valongo, um alegadamente passado a "Queirós Construções - Empreitadas e Afins" no valor de 2500€ e outro no valor de 100€ passado a "Sementes e Aves, Lda".

Perante tal facto, Fintas insultou novamente o seu adversário, desta vez chamando-o de "pulha e filho da puta" e afirmou que iria "meter um processo no Tribunal de Valongo por difamação" alegando que o actual Presidente teria "forjado os ditos recibos". Acrescentou ainda que "mesmo que fossem verdadeiros, em nada prova a má qualidade do meu desempenho enquanto fui director deste grande clube que é o Futebol Clube Independentes de Valongo. Até porque, enquanto foste tesoureiro (referindo-se a Mané) andaste metido com a Lena, a filha do Salgado e levaste-a a jantar por várias vezes à Marisqueira da Severa e meteste o recibo como despesas do clube".

Este facto ainda não foi confirmado pois o telemóvel de Madalena Salgado (Lena) encontra-se desligado há vários dias e segundo fontes próximas, ter-se-á mudado temporariamente para casa de uma tia que vive em Cinfães do Douro.

Dado por terminado o debate, Fintas, muito "aborrecido com o sucedido" saiu da sede e não cumprimentou Mané, facto este que foi registado para a posterioridade pelos vários fotógrafos e jornalistas que se encontravam na sede a cobrir o evento.

Fintas perdeu as eleições e pretende neste momento, com a conferência de imprensa "explicar todos os males entendidos". "Isto assim não pode ser, há que denunciar toda esta conspiração existente na comunicação social em conluio com alguns orgãos do poder do nosso concelho, mais propriamente falando, do Futebol Clube Os Independentes de Valongo. Já que, de acordo com os estatutos do clube, não posso pedir novas eleições, resta-me escrever e denunciar toda esta situação num livro que já comecei a escrever e que se vai intitular Teoria da Conspiração - Toda a Verdade sobre a Cabala Valonguense"

Powered by Gifs Sapo