18 setembro 2006

Dá-se sangue ... ou não???

Se há local onde já sou conhecida é no Serviço de Imuno - Hemoterapia do Hospital S. João, ohhhh não conhecem eles outra coisa...

A aventura começa sempre mal saio de casa para doar sangue. O mal estar acompanha-me o caminho todo, aliás normalmente é ele que conduz porque eu nunca me sinto em condições para isso.... hehehe, deixem-me reformular isto, senão o marido hoje vai tratar de me tirar sangue suficiente para as dádivas dos próximos 3 anos. Pronto, pronto, o mal estar acompanha-me o caminho todo, provocando tonturas, enjoos e vómitos, ai não ... isso é novamente o marido... pronto, vamos mas é continuar que isto está a ficar cada vez mais complicado...

A consulta com o médico é sempre uma aventura, primeiro porque eles normalmente são espanhóis, o que dificulta um pouco a comunicação, segundo, porque os gajos insistem sempre em picar-me o dedo ... caramba, já é complicado saber que me vão enfiar uma agulha enorme no braço e isso não chega? A tortura tem de ser prolongada é, é??

Na minha última visita ao serviço, ao medir a minha tensão arterial que disparou de tal maneira que parecia que o coração ia rebentar, o médico perguntou-me:

Dr: A senõra está de libre y espontaneo vontade aqui?

Bi: Estou sim senhora, quer dizer, só em parte, porque livre e espontânea eu sou, até demais pelo que me dizem, agora a vontade para dar sangue é que não é muita de facto... por isso não sei que lhe diga...

Dr: Mas alguien es a obrigá-la a estar aquí?

Bi: Não, nada disso, venho porque quero, quer dizer, eu querer não quero, mas venho na mesma...

Dr: No estou a entender. Está de libre ou no? Está alguien lá fora?

Bi: Lá fora? Sim, está o meu marido.

Dr: Entonces es tu marido que te está obligando?

BI: Se ele me está a obrigar? Ai cruzes credo, não. Aliás, ele é o primeiro a dizer que desde que casou não tem mão em mim.

Dr: No estou a entender otra vez... Estás libre ou no?

Bi: Sim, estou livre, quer dizer, não estou totalmente, porque como pode ver uso aliança, sou casada, mas não quer dizer que esteja cega hehehe ... huuum, pronto, pronto valha-me nossa senhora. Eu explico tudo. Não, ninguém me obriga. Sim, estou aqui livremente e sim, quero, quero muito dar sangue. Quero ajudar, quero contribuir com a minha dádiva. Só que fico muito nervosa porque tenho fobia a agulhas.

Dr: Entonces, tu queres mesmo dar sangre? Ok, podes passar para la sala de dádivas. Verás que no va a doer nada.

Bi: Claro que não vai doer nada, pelo menos a si, claro...

Para ajudar à festa, da última vez calhou-me na rifa, uma enfermeira, uma jóia de senhora por sinal, que pensava que me estava ajudar, quando na realidade estava piorar ainda mais (se isso é possível) o cenário.

-Uuuuiiiii menina, que veias más para picar, são muito clarinhas ... não vejo nada ... ora deixe-me ver ... não, não consigo ver nada. Bem tento mas não consigo. Uiiii, acho que não vou conseguir, tem veias muito difíceis, já lhe tinham dito isso? Pois, parece-me que não vai dar, não lhe garanto que consiga picar à primeira, se calhar é melhor chamar a minha colega das veias difíceis ...

- É, também acho melhor, mas chame-a chame-a rapidamente , e já agora que se vai levantar, aproveite também para me segurar que estou a sentir-me muuuiiiiito estranhaaaaaaa.

Resumindo e concluindo, a únicas vantagens de doar sangue são mesmo o poder ajudar quem precisa do nosso sangue e no final do processo estarmos mais leves, porque vendo bem as coisas, considerando os líquidos que perdemos por transpiramos como animais e pelas idas repetidas à casa de banho devido à pressão na bexiga, somados aos 450ml de sangue que nos retiram, isto é coisa para ser prái .. coisa menos coisa, à vontade ... 1 quilito... Pensando bem ... a coisa até compensa, se calhar amanhã ainda dou lá uma saltada ... tou cá com umas saudades do senhor doutor...

8 Comments:

At 10:36 da manhã, Blogger Slipper said...

Eheheheheheheheh, já somos duas!!! Também tenho pavor a agulhas, se ja para tirar sangue para analises é um filme imagino se ia dar sangue, que nos sugam como vampiros!!! É por isso que não dou sangue, pelo pavor q tenho! Mas Parabéns Bi és uma mulher de coragem!!! ;)

Beijinhos

 
At 6:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem, o que posso dizer acerca desta trenguita adorável... ora vejamos...
TU ÉS O MÁXIMO :P
Diverto-me bastante com as tuas aventuras. Sempre que leio as tuas histórias reparo que o faço sempre com um sorriso nos lábios.
Claro que é com um sorriso, porque sempre que dou gargalhadas o pessoal do escritório (sim, eu devia estar a trabalhar) me olha com um ar suspeito.
Este humor é de qualidade superior, que alguns (ex-)humoristas loiros narcisistas podiam tirar apontamentos. ah poizé. mai nada

beijo grande
ass: CROMO (RARO)

 
At 8:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bi és o meu ídolo, uma gaja que tem fobia a agulhas e ainda assim vai doar sangue ... uma mulher 5 estrelas. Quem sabe até mesmo 6, que inda és capaz de ser como aquele hotel no Dubai...

 
At 9:57 da tarde, Blogger MiRcAo{ said...

o pá tenho de dizer que é feio gozar com as pessoas... ahh o médico era espanhol.. então goza á vontade que eles têm é que aprender o português... dizem que é bom pa economia... lol

 
At 7:07 da tarde, Blogger Bi said...

Aproveitando a onda para agradecer os vossos posts, aqui vai:

Slipper: Acredita quando te digo que se fosses comigo doar sangue e visses as minhas tristes figuras não me davas os parabéns!

Anonymous 1: Obrigada por me achares o máximo, fico muito contente por te fazer sorrir e rir. Já o facto de me teres chamado de trenguita deixou-me inicialmente um tanto ou quanto pensativa, contudo como te denominas de cromo (raro), fiquei bastante tranquila. Mai nada ;)

Anonymous 2: Sim, sou gaja para ser como o hotel no Dubai, aliás, bem melhor,isto é coisa para ainda instituir algo sem precedentes ... para 10 estrelas, no mínimo.

Mircão: É verdade sim senhora, é feio gozar com as pessoas, mas teve de ser, ele estava a ser muito mau para mim, ruim mesmo ... a picar-me e tudo, não é justo, não lhe fiz mal nenhum :(

 
At 7:37 da tarde, Blogger Bino said...

Eles aqui dão uma sandes e um cartão de dador que permite visitar doentes nos hospitais fora da hora das visitas. Ahhh e também não se pagam algumas taxas moderadoras...

 
At 7:45 da tarde, Blogger Bi said...

Dá última vez que lá fui até tentei não comer nada, que era para ver se conseguia emagrecer mais umas gramas, mas as fulanas não me deixaram, disseram que eu tinha de comer porque senão podia sentir-me mal ... ao que eu respondi de imediato "AHAHAHAHAHAHAH Sentir-me mal? Mais minhas senhoras, mais???"

 
At 3:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

deixa-la eu sou maçarica no asunto mas nao tenho medo mesmo assim em tom de goso digo sempre a minha colega que vai comigo se eu morrer pelo menos avisa omeu marido

 

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Gifs Sapo